Não é segredo para ninguém que, para ter bons resultados na prática de qualquer exercício, o tempo de descanso é tão fundamental quanto o tem que se passa treinando. E no crosffit isso é ainda mais real, já que os exercícios praticados são de altíssima intensidade, o que requer ainda mais descanso dos grupos musculares exercitados.

Pensando nisso, no post de hoje falaremos um pouco mais sobre algumas dicas para que você tenha uma boa recuperação muscular pós-treino de cross. Então, pare o que estiver fazendo e continue nos acompanhando. Boa leitura!

Não esqueça da hidratação!

Se você é daqueles que só lembra de beber água enquanto está treinando, é bom que comece a mudar seus hábitos agora mesmo. Isso porque a hidratação é uma etapa muito importante dentro do processo de recuperação muscular no pós-treino cross, já que ajudará a filtrar o seu sangue e também a eliminar toxinas e retenção.

Por isso, sempre que estiver no seu período de descanso pós-treino, lembre-se de beber muita água. Bebidas isotônicas também são uma ótima opção.

Alimente-se de forma correta

Comer de forma equilibrada e saudável é essencial para que tenhamos nossa saúde sempre em dia. Mas, dentro do pós-treino do cross ela assume outro papel também muito importante: repor o que foi perdido durante o treino, o qual não costuma ser dos mais leves, não é mesmo?

Assim, procure sempre comer de forma correta e saudável quando estiver no seu período de descanso do pós-treino, pois isso também ajudará com que você mantenha sua performance.

Alongue-se

Não é porque você está se recuperando no pós-treino que deve ficar o tempo todo sem fazer nada, não é mesmo? Para ajudar no relaxamento do seu corpo, e até mesmo na “soltura” dos músculos, é indispensável que você pratique alguns exercícios de mobilidade ou até mesmo alongamentos.

Além de ajudarem no relaxamento do corpo, os exercícios de mobilidade ainda cumprem outra função importante no seu corpo no durante o pós-treino: a de oxigenar e, consequentemente, recuperar os tecidos musculares.

Perceba suas dores e as trabalhe

Assim como em qualquer atividade física, é bastante normal que você sinta seu corpo dolorido após a prática de cross, especialmente durante o período de descanso no pós-treino. Dessa forma, é válido que você sempre tente perceber quais são as suas dores, onde elas estão localizadas e, a partir disso, faça algo para tratá-las.

Você pode aplicar gelo nas áreas doloridas, ou até mesmo massageá-las, pois isso ajudará com que as inflamações (geralmente causadas pelo desgaste muscular) sejam minimizadas, o que também reduzirá a dor.

Durma bem

Nem sempre dormir apenas 8 horas por noite será o suficiente para você, especialmente se você pratica cross e necessita de um tempo maior para descansar. Com isso, você deve implementar em sua rotina um “rest day”, conhecido também como “dia off”, no qual você deve apenas descansar e dormir quantas horas forem necessárias para que seu corpo se sinta recuperado e pronto para outra.

Esperamos que nossas dicas possam lhe ajudar no pós-treino de cross!

Pronto para o desafio?



Marcar aula experimental agora!