Compartilhe este artigo:


Começar a praticar um esporte, com certeza traz muitos benefícios para a nossa saúde e para nossa mente. Mais disposição, resistência muscular, emagrecimento, tonificação dos músculos e a prevenção de doenças, são alguns deles. Atualmente, uma das modalidades que vem ganhando cada vez mais adeptos é o cross. Isso porque ela é capaz de proporcionar resultados rápidos e de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Por ser considerada uma modalidade de grande impacto, as aulas costumam durar cerca de 1 hora, com exercícios bastante intensos. Apesar disso, o professor de cross deve adequar o treino para a sua necessidade, seja ela de emagrecimento, fortalecimento muscular, entre outras. Independentemente disso, quem inicia nessa atividade, melhoram seu condicionamento físico, a respiração, o tônus muscular e, consequentemente, mais ânimo para as tarefas diárias.

Apesar de ser uma modalidade bastante difundida nas academias atualmente, é preciso tomar certos cuidados e realizar determinados preparos para iniciar na mesma. Veja a seguir 3 dicas importantes para seguir nesse início:

Consulte um médico

Assim como em qualquer atividade física, consultar um médico antes de começa-la é essencial. Isso porque você pode ter alguns probleminhas de saúde, que podem ser intensificados com determinadas práticas esportivas. Por isso, é preciso primeiro saber se está tudo bem com a sua saúde, já que o cross é uma modalidade de alta intensidade. Caso existam algumas limitações que não impeçam a prática, é preciso comunica-las para o seu treinador, para que ele adeque os exercícios a elas.

Cumpra todas as partes da aula

Uma aula de cross é dividida em três partes propositalmente. A primeira é de aquecimento. Ela é de suma importância para preparar o corpo para o treino e para quem está iniciando, essa é uma das partes mais necessárias para que haja menos impactos dolorosos durante a prática.

A segunda etapa é de exercícios técnicos. Essa é fundamental que o iniciante preste bastante atenção pois é o momento em que o coach (professor), ensinará, passo a passo, como realizar certos movimentos. Eles são capazes de manter a memória ativa para a progressão do movimento, além de fazer com que a prática seja feita do jeito certo, para que não haja movimentos errados.

A terceira é do WOD, ou Workout of the day, em que os exercícios mais intensos acontecem. Logo de primeiro momento, essa fase não será tão intensa para você, mas isso não significa que você ficará sentado olhando os demais. Por isso, adapte os movimentos de acordo com as orientações do seu coach, para que você não deixe de fazer, mas respeitando seus limites iniciais.

Dê descanso para o seu corpo

É um erro de quem começa, querer ir com tudo logo no início, praticando todos os dias e não dando nenhum dia de descanso para o corpo. Isso não trará resultados mais eficazes, mas sim ao contrário, pode cansar ou até mesmo lesionar seus músculos que ainda não estão acostumados com essa carga de novos exercícios. Por isso, o recomendável é que você faça um dia de descanso a cada dois dias de treino.

Venha fazer uma aula experimental de Cross em nossa academia.

Pronto para o desafio?



Marcar aula experimental agora!