Mente e corpo precisam estar em harmonia para você alcançar seus objetivos a cada treino. O cross combina exercícios de alta intensidade e, por isso, é preciso trabalhar constantemente o lado psicológico, para entender o funcionamento e o limite do próprio corpo.

O que se passa em sua cabeça interfere no sucesso do seu treino. Saiba que, se você estiver sempre insatisfeito com os resultados, não respeitar os momentos de descanso ou exagerar na restrição alimentar, o esgotamento tomará conta da sua rotina.

Aqui, estão alguns exemplos de pensamentos e atitudes negativas que impedem você de aproveitar os benefícios dos exercícios físicos:

- Exagerar no peso ou na duração do exercício físico;

- Adotar uma dieta sem consultar um nutricionista;

- Consumir gordura e álcool em excesso para compensar no treino seguinte.

O desejo de ter um corpo escultural até o verão não deve se sobrepor à sua saúde e bem-estar. Dessa forma, busque acalmar seus impulsos e estabelecer metas de acordo com suas capacidades.

A exigência do cross

O esporte foi elaborado a partir da ginástica olímpica, do atletismo e do levantamento de peso, com a finalidade de obter vários benefícios de uma vez só. Ou seja, ao praticar o cross, você alia força, flexibilidade e eficiência cardiorrespiratória.

A duração de cada treino é de 40 a 60 minutos, incluindo aquecimento, técnica e o chamado WOD (Workout of the Day), que seria uma missão a ser cumprida naquele dia.

O cross é tão intenso que faz o corpo queimar as reservas de gordura. Vários músculos são trabalhados a partir de acessórios e não de aparelhos. Os resultados são mais rápidos e satisfatórios do que os treinos convencionais.

Redução do estresse

O cross exige muito do físico, mas também que a pessoa esteja totalmente concentrada. Então, corpo e mente trabalham simultaneamente para gastar energia e descarregar a tensão. Os treinos nunca são iguais e não existe monotonia. Um verdadeiro desafio.

O psicológico pode tanto atrapalhar quando otimizar os seus treinos. Qual deles você prefere? Certamente, a segunda opção, não é? É melhor utilizá-lo para ter autocontrole, medir os resultados e dedicar-se ao planejamento proposto.

Faça um treinamento psicológico

Junto aos treinos, deve-se começar um treinamento psicológico para desenvolver habilidades mentais. Por meio dele, trabalha-se a percepção sobre o corpo e o comportamento. Assim, evita-se situações de descontrole.

Um dos aspectos que precisa ser abordado é a inteligência emocional para saber identificar sentimentos como a ansiedade, o medo, a raiva etc. O objetivo é saber lidar com cada um deles.

A motivação que leva o aluno ou o atleta a fazer os exercícios físicos também é importante. O que leva você a praticar o cross? Realização pessoal, necessidade, status?

Tomar consciência do que o motiva ajuda a não desistir das suas metas tão facilmente. Além do mais, quem pratica exercícios físicos, precisa ter empatia com os colegas para minimizar comparações e rivalidades.

Confie na sua capacidade e saiba lidar com as derrotas! Nós da Champs Box , auxiliamos você a manter suas metas e a utilizar ao máximo o seu potencial!

Pronto para o desafio?



Marcar aula experimental agora!